De volta, com uma equipe bem mais jovem!

Por Carolina Costa Mancuzo

Como vocês sabem, fiquei um semestre afastada da faculdade em licença maternidade. Neste período, acompanhei a concretização de alguns sonhos da TV Facopp à distância. Reformulamos o site, incluímos um novo programa na grade, mudamos o nome do Minuto Notícia, que nunca tinha UM minuto, para Notícia em Ação.

Agora neste semestre, resolvemos ousar um pouco mais. E abrimos estágio na TV Facopp para alunos do tronco comum. Um pedido que acontece deles há um bom tempo.

Já na terceira semana de prática mesmo, a reunião de pauta resultou em ideias que seriam “pauleira”. Show do Padre Fábio de Mello, Fest´Up em São Paulo e Semana Estado de Jornalismo, também em São Paulo. Isso tudo foi resolvido na quinta-feira e os fatos aconteceriam a partir de sábado.

Este foi o primeiro momento que os alunos vivenciaram as decisões de ultima hora, o momento da virada de jogo, produções a toque de caixa. Isso é jornalismo e é por isso que estou aqui. A nossa profissão é anticomodismo. Se achamos que viemos aqui, para sentar em um banco de faculdade e passar os quatro anos, cumprindo horário de entrada e saída do curso e depois eu toco minha vida a parte... Já entrei no curso errado.

Quem é jornalista, é jornalista 24 horas. Vê, ouve e lê notícia nas entrelinhas. E não tem preguiça de checar, checar e checar.

A vocês, alunos dos primeiros termos que estão chegando com todo o gás, com vontade de aprender e de ousar, não percam o gás na primeira dificuldade que lhes for apresentada. Dificuldades na profissão acontecem todos os dias, mas o bom jornalista se diferencia porque sabe que se o jornal de hoje não foi bom, amanhã ele tem a chance de começar de novo, produzindo um novo jornal.

Comments

  1. E eu que estou acompanhando o material bruto desse pessoal posso dizer que força de vontade e dedicação não faltam. Mesmo diante de tantas dificuldades...

     
  2. Estamos encarando uma maratona de "novidades" assim ditas, e tudo de surpresa. Mas já me orgulho de saber que buscamos alçar vôos mais altos dentro do que por enquanto pouco temos, mas que pode se tornar grandioso a cada dica e a cada experiencia!

     

Postar um comentário