Por Débora Andreatto e Mariana Gouveia
Boa noite galera, tudo bem?
Olha aqui a gente de novo pra mostrar para vocês tudo o que rolou em mais um dia da Semana Estado de Jornalismo.
Quem palestrou hoje foi oda imprensa brasileira nos últimos anos. diretor de artes do Estadão, Fábio Sales, que abriu discussão sobre o fim do jornal impresso e a reestruturação gráfica
Fábio iniciou o Workshop em infografia com o clip Roy Ksopp – Beautiful Day,prêmios de infografia do mundo, em que foi jurado. clip feito totalmente com infográficos. Em seguida exibiu um vídeo sobre o Malofiy 17 Fcom Station, um dos principais
Segundo Fábio a infografia tem o papel de ajudar o leitor abstrair informação e entender o conteúdo, para isso é editada e criada uma certa ordem de raciocínio.
Fábio ressaltou que para fazer um infográfico não é preciso saber desenhar. Segundo ele, existem hoje dois tipos de profissionais no mercado, os mais ‘recatados’, que jogam uma pilha de papéis e mandam os infografistas transformarem em arte e aqueles mesmo que não sabendo desenhar, estruturam suas ideias.
Ele explicou que o leitor primeiro olha a imagem e o titulo, e o veículo tem apenas três segundos para captar sua atenção. Em seguida o infografista precisa cuidar do apoio visual da matéria seja com gráfico ou com registro fotográfico.
A palestra durou cerca de três horas e foram abordados diversos aspectos da infografia, querem saber tudo ” tim tim por tim tim”, então assista ao Na Prática na Semana Estado.
Abraços até amanhã...
Nossa deve ter sido muito legal esse workshop de infografia... Quero saber os detalhes. Não deixem de passar o conteúdo para o professor Marcelo.