De que coragem falamos?

Certa vez, eu disse nesse mesmo espaço como admiro a coragem de alguns de nossos alunos que conseguem dizer adeus ao sofá pra vim estagiar conosco. O adeus ao sofá representa riscar a palavra comodismo do dia-a-dia e estar disposto a um novo desafio todos os dias, todas as horas, todos os segundos... É muito similar a uma guerra: ultrapassar um grande obstáculo a cada palavra escrita, narrada, ouvida. A cada relatório. A cada corrida em busca da fonte. A cada entrevista. A cada clique. Por que isso seria importante? (Talvez seja legal pensar na resposta uns 2 minutos antes de continuar a leitura...)

A TV Facopp completa hoje 1213 dias com um total de 63.680 acessos. Não precisa voltar na frase, eu repito: 1213 dias no ar, sendo acessada 63.680 vezes neste período. Num cálculo matemático de média aritmética simples (e não poderia ser diferente caso contrário eu não saberia fazer), por dia, 52 acessos são registrados pelo sistema estatístico do nosso site. Isso é impressionante: em média, 52 vezes nossa emissora é acessada diariamente desde 12 de maio de 2008. Durante esses acessos nossos telespectadores já viram o trabalho de mais de 70 estagiários de jornalismo e publicidade.

E que trabalho! Só quem produz um audiovisual consegue entender a complexidade do processo. E só quem faz um bom filme pode experimentar a excelente sensação de conseguir se comunicar com eficiência. Mas é preciso ter coragem. E não é uma coragem daquelas passageiras. É um tipo de coragem perseverante. Alguns experimentam e se apaixonam. Outros, querem se ver o mais rápido possível distante dela. É uma coragem que requer atitude. Afinal, é preciso ser corajoso para ter coragem. Num mundo em que os olhos não precisam mais estar diante de outros olhos para firmar coragem, o valor desta inerente qualidade do comunicador está sendo esquecida. Por isso me emociono quando nossa equipe demonstra a sua coragem para seguir em frente.

Tem gente que prefere usar a coragem para agredir, transgredir, remediar, depreciar e ousar viver num mundo em que não existe verdade. Num mundo hipotético, onde os resultados surgem sem esforço e dedicação.

Caroline Ferreira Coelho, Dayane Fummiyo Tokojima Machado, Fernanda Midori Samizawa, Gabriel Morini da Silva Duarte, Ítalo Eduardo Antunes, João Paulo Maximiano Alves Barbosa Silva, Larissa Cristianini Cardoso, Mariana Aparecida Pinheiro Perussi, Mariana Paula da Silva Gouveia, Maysa Fernanda Bosso Pontalti, Natália Maiolini Zangirolami, Suelen Perez de Azevedo e Thais Silva Briguenti: vocês estão vencendo a cada dia ao fazer uso da coragem para enfrentar a dura realidade do trabalho em equipe, a difícil tarefa do processo de produção da notícia audiovisual, o cansaço das externas, a inveja alheia e a sensação efêmera do dever cumprido a cada vídeo colocado no ar.
Enfim, usem a coragem para perseverar a todo instante. No nosso meio, apenas esses vencem. 

    7ª equipe de estagiários da TV Facopp. Tem gente aí que já virou patrimônio da emissora (rsrsrsr).  
    Foto: Jorge Flash

Comments

Postar um comentário