Somente uma reflexão


O ano era 1988. Suzuka, Japão. O brasileiro Ayrton Senna e o francês Alain Prost, pilotos que disputavam prova a prova o mundial de F1 daquele ano ocupavam a primeira fila na largada do GP do Japão. Para Senna só restava a vitória. Não seria campeão pela primeira vez se não vencesse a corrida. Luz verde e o carro de Senna fica parado. Um breve tranco que lhe custou 5 segundos, tempo suficiente para que 14 carros passassem à sua frente. Senna consegue largar e já na primeira volta faz 6 ultrapassagens. Na segunda volta já é o sexto e está 9segundos atrás do líder da corrida, o "provável" campeão daquele ano, Alain Prost. Mais uma volta e começa uma garoa leve que obrigou o francês a reduzir seu ritmo. 

Foi aí que o talento do brasileiro se fez mais uma vez presente. Na 27ª volta os dois estão praticamente no mesmo segundo e o público, como em um movimento de câmera lenta, para pra assistir ao duelo em que Senna vence Prost. Uma ultrapassagem de emocionar qualquer um. Aquela era a última corrida da temporada, o primeiro título de Senna e o surgimento de um campeão - O Campeão. 



Porque estou abrindo meu post com essa descrição que não tem nada a ver com TV, publicidade ou jornalismo?

Primeiro porque hoje estive conversando com uma estagiária da TV Fronteira e durante a conversa ela revelou sua idade:18 anos.

Para mim, um jovem velho de 33 anos veio um pensamento imediato. Puxa, essa menina nasceu em 93, ano do auge dos Engenheiros do Hawaii. Enquanto eu ouvia Legião Urbana ela não estava nem na barriga da mãe ainda. Não viu o Tetra da seleção canarinha e a lendária gritaria do Galvão Bueno (É Tétraaa. é tétraaa.).

Não viu uma corrida do Ayrton Senna.

Então me veio outro pensamento: Os valores dessa geração. Não quero aqui questionar, criticar ou defender valores. Somente uma reflexão. Tenho aprendido muito com jovens profissionais e também visto muito entusiasmo e vontade de realizar coisas novas. Tenho visto também essa vontade se desmanchar quando surge um primeiro problema ou quando este jovem talento ouve um "não". O profissionalismo é construído de talento, vontade e principalmente perseverança. A inteligência, perspicácia, dom ou qualquer outro adjetivo não servem de nada se não existir vontade de vencer, de continuar, de REALIZAR. Vocês estão entrando em um estágio de uma emissora de TV hoje. Vão querer mudar muitas coisas, construir coisas novas. Vão aprender muito. Mas saibam que as dificuldades, os "nãos", as barreiras vão acontecer. O importante é você ter a consciência do seu talento e saber ouvir as dicas, opiniões e sugestões dos "trintões, quarentões, cinquentões..." Dos que vibraram em uma madrugada distante vendo um talento vencer pela sua perseverança.

Comments

  1. Muito bem lembrado! Adorei o texto :D

     
  2. Legal Pandur. Bacana o texto. Valeu rs..

     

Postar um comentário