A ordem das coisas

Por Thaisa Bacco

Duas importantes notícias me animaram nesta desgastante semana: a descoberta de um doador de rim compatível com o de uma recém-jornalista formada pela Facopp que luta contra uma grave doença há pouco mais de um ano e a postagem do primeiro programa da 6ª equipe de estagiários da TV Facopp Online.

Agora pode perguntar: qual é a relação com os fatos?

A relação está no título deste post. Releu? Pois bem. Vamos esclarecer.

Inicialmente, a ocorrência do primeiro fato: lembro-me quando recebi a notícia da sala sobre nossa aluna que havia acabado de descobrir uma rara doença nos rins. No ano de sua formatura, passou a fazer hemodiálise três vezes por semana. O esforço e a vontade de vencer eram admirados pelos colegas. Às vezes, vinha o desânimo, mas nunca a desistência. O convívio durante esse período foi importante pra todos. A mais simples lição da vida estampada diante de nós, constantemente: valorizamos muito pouco do que temos e do que somos. Não há satisfação plena para o ser humano. E ainda bem que isso está no cerne da nossa natureza. No entanto, quando o momento é de alegria convivemos bem com a insatisfação. Mas quando a situação aperta é difícil aceitar por que as coisas obedecem tal ordem. Eis a nossa pequenez. Mas não foi isso que vi na nossa aluna. Mesmo com tantas dificuldades, muitas vezes acomodadas num vazio sem fim, a jornalista luta. E só quem luta conquista.

E nessa mesma ordem residem as experiências diárias da TV Facopp Online. Reconhecemos que existem coisas contra as quais não podemos lutar, mas não aceitamos a condição imposta pela vida ou pelas pessoas que fazem parte da nossa vida. Como ocorre com o tempo, se não dá para vencê-lo, é preciso aproveitá-lo da forma como o tenho. Se usarmos nosso tempo para lamentarmos sobre o pouco tempo, menos tempo sobrará para agir.

Esse espírito de guerrilha faz parte da filosofia da emissora, totalmente renovada em 2011. A nova equipe de estagiários (10 de Jornalismo e 4 de Publicidade) busca sintonia em tudo. Reveste-se de boa vontade e companheirismo. Luta diariamente contra os obstáculos que surgem. Tira da insatisfação, a motivação para produzir. Alguns já colhem bons frutos, apenas a três semanas do início do estágio.

É difícil aceitar, em plena juventude, a ordem das coisas. Talvez seja mais fácil se acostumar com o caos. Mas é justamente por causa da ordem e na certeza que não há fim para os sonhos que neste 17 de março de 2011 postamos a 47ª edição do programa Na Prática. E tem tanta coisa pela frente...

Este semestre ficará marcado, não tenho dúvidas. Daí a importância deste espaço para compartilharmos as experiências, como acabei de fazer. Afinal, nessa ordem, a fruição das coisas parece-me bem mais divertido. Avante equipe!

Eu e Magda Morata, em 12 de fevereiro de 2011. Aqui a jornalista festeja não só o diploma. Imortaliza seu exemplo de vida: vence quem luta. Não é isso, equipe?

Foto: Jorge Flash

Comments

  1. A cada dia a vida me surpreende mais. Esta ligação de vivivência profissional, com a ligação da vida, a busca incessante pela vitória. Não a impócrita, arrogante, mas a de satisfação do Eu, do outro. Isso move as intenções da minha escolha. Percebo que ser Jornalista é muito mais do que levar notícias, ou responder seis perguntas do lead. Aprendo que, ser jornalista e conhecer o ser humano. Suas falhas e limitações. Olhar o mundo sem superficialidade. Saber enxergar a noticia da vida, que pode mudar a vida. Parabéns Thaísa pelo post, me fez pensar na ordem que estou colocando as coisas na minha vida. É isso ai TV Facopp, buscando sempre o "além do óbvio". Agradeço a oportunidade desta experiência.

     
  2. Gente, não sei quanto a vocês, mas meu gás e a vontade de fazer as coisas acontecerem aumentou e muito agora rs..

     
  3. É pra se emocionar mesmo, valorizar a vida e jamais deixar de lutar. Temos nossos objetivos, sonhos, enfim, mas de repente a vida muda o rumo de tudo. Meu sonho para 2010 era exclusivamente me formar, porém, me vi com dois sonhos conseguir me formar e ser curada.
    E graças a Deus esta tudo sendo cencaminhado, me formei, diante de muito esforço, solidariedade de todos que estavam ao meu redor. E em breve, a vitória será maior, com a minha cura. Obrigada pela força.

     
  4. Magda, conte sempre comigo para o que precisar. Paulinho e Ítalo, vontade de fazer é sempre o bom começo na ordem das coisas...

     
  5. Me emocionei com sua história Magda, espero que dê tudo certo em seu tratamento e na sua carreira!

     

Postar um comentário