Por Paulo Fernandes
Durante a semana de comunicação tive a oportunidade de participar de um CAFÉ COM Q. Mais uma experiência inapagável da memória. O programa tem uma característica do AO VIVO e apresentá-lo me fez pensar se eu teria condições de conduzir outras entrevistas nesse estilo. Até porque, minha concepção de jornalismo é atrativa para o “enquadramento” de um jornal.
Confesso que também curti este lance de receber pessoas e destrinchar um determinado assunto. Ser curioso. Neste caso, o assunto me atraia então ficou mais fácil. Entrevistei um especialista em comunicação empresarial. Minha segunda paixão, depois da Televisão.
Portanto, conversar com José Allexandre Silva, assessor de imprensa da Intermídia (Empresa de Comunicação Empresarial) de São José do Rio Preto, foi prazeroso. A entrevista foi desafiadora. É fácil tentar me entender. Pense assim: Você esta na frente de alguém que domina um assunto que você gosta. E você esta ainda em passos lentos aprendendo sobre tal. Como explorar algo que você ainda está aprendendo explorar? Bom, à fórmula que utilizei para sair bem deste raciocínio foi, “serei curioso”. Com a minha curiosidade fiz perguntas fora da pauta que seriam os meus anseios em conhecer a área, em sabe como funciona.
Neste caso, foi como ter uma professor particular em 30 minutos que além de me contar o que é comunicação empresarial, me orientou e exemplificou com experiências vividas. Acho que desta forma conduzi um bate-papo curioso, de forma que, como eu, você que esta lendo este texto, se tiver as mesmas dúvidas que eu poderá se encher de um novo conteúdo logo que este Café for ao ar.
Não posso deixar de citar que Allexandre Silva é muito bom na comunicação empresarial e na interpessoal, pois todos nos ficamos pasmos com a simpatia e humildade deste profissional.
Foi um dos melhores Cafés que eu já participei, parabéns Paulinho!
Ter "curiosidade pela vida", é o que sugere Gabriel García Marquez, em um dos seus mais importantes textos sobre a profissão Jornalista.