5ª equipe e reviravoltas

Por Thaisa Bacco

Saudação a você que está diante deste ecrã. É com muito prazer que anuncio a retomada oficial das atividades da TV Facopp Online no segundo semestre de 2010. Retomada oficial porque já estamos na ativa há 20 dias (Pasmem! Passou rápido não é mesmo? Vira a cabeça, olha pra trás... Está cheio de vontade pra continuar? Espera só um pouquinho pra terminar de ler o texto).

Desde o dia 26 de agosto, 20 novos estagiários de Jornalismo e Publicidade já estão em atividades. O trabalho antes de fazer os vídeos chegarem ao site da emissora é intenso e nesse semestre teremos o prazer de verificar essa grandeza a cada etapa. Isso porque a primeira grande mudança é que alunos do Tronco Comum agora são a maioria na quinta equipe de estagiários. Eles não têm paradigmas estabelecidos, são empolgados, não querem empurrar nada com a barriga, chamam a responsabilidade para si e são humildemente capazes de ouvir a experiência dos outros, especialmente dos alunos da habilitação. E os resultados começam a aparecer. Estamos dispostos a rasgar de vez os padrões da TV comercial para problematizar as seguintes questões: o que você gostaria de ver em uma emissora televisiva, como isso pode ser feito e por que deve ser feito assim?

Está sendo delicioso, a cada dia, ouvir as respostas dos estagiários. Pois suas respostas estão fazendo nós professores pensarmos nessa ousada prática que nos aventuramos desde o dia 12 de maio de 2008, quando foi inaugurada a emissora televisiva virtual da Facopp. Já não é mais possível entregar nossa experiência e nosso conhecimento. A ideia original do projeto, finalmente, está sendo colocada à prova: agora é a construção do saber que importa. De fato, o saber criar a partir das experiências adquiridas nas práticas educativas evidencia a importância da autonomia de pensamento, o que sempre almejamos. Queremos alunos que construam a partir do diálogo travado com seus tutores. É exatamente o que defendem os mais importantes pensadores da educação do século XXI.

Para tanto, sabemos das dificuldades. Mas estamos certo que vencê-las é mais uma questão de “querer” do que “como fazer para conseguir”. Ao desejar fazer, estamos em busca de soluções para conquistar nossa meta. Ao passo que se ficarmos esperando que caiam respostas no nosso colo sempre depois (sempre depois mesmo, porque temos muita coisa pra fazer naquele exato momento!), vai ficar cada vez mais doloroso vencer os desafios.

Caros da nova equipe. Serão, ao todo, 113 dias convivendo juntos. Experimentando. Errando. Acertando. Compartilhando. Serão 113 dias tentando vivenciar essa nova linguagem do telejornalismo na internet. Experiência para quem está com dificuldades de aceitar a proposta da TV comercial, que tanto aborrece e se afasta da nossa juventude. E os jovens fazem parte do grupo de pessoas que mais precisa de informação para continuar a colocar os tijolos em tudo aquilo que tentamos construir para um futuro democrático.

Haja fôlego e força de vontade.
(Agora volta e olha pra trás de novo... Retoma os compromissos da sua agenda. Afinal, todos os nossos preciosos dias continuarão com 24 horas! Mesmo fazendo estágio, faculdade, aquele monte de trabalhos e se divertindo exageradamente...)

Foto: Jorge Flash
http://dl.dropbox.com/u/2587528/TV%20FACOPP%202%C2%BA%20SEMESTRE%202010%200202.jpg
1ª reunião da 5ª equipe de estagiários da TV Facopp Online (26/08/2010) São 20 alunos de Jornalismo e Publicidade coordenados por 4 professores

Comments

  1. É moçada, sacaram o grau de informação e conhcimento que vamos construir juntos na TV Facopp? A minha empolgação neste semestre é gigantesca e aumenta a cada reunião ou encontros informais pelos corredores, com todos estagiários sugerindo, criticando, aprendendo. E o mais legal: de todos que me procuraram até agora com algum probleminha, sempre rolava junto uma solução antes mesmo que eu falasse alguma coisa! É assim mesmo: não ficar parado e ousar são atributos mais do que necessários no mercado. São acima de tudo, qualidades imprescindíveis! O caminho é esse!

     
  2. Olho para trás e me vejo na primeira matéria para TV Facopp, a empolgação era grande.
    O bacana é que hoje a vontade de aprender, se não continua a mesma, é ainda maior. Agradeço a TV Facopp mais uma vez pela oportunidade.

     

Postar um comentário