Por Renato Pandur
As coisas estão acontecendo. Para quem viveu a experiência de colocar tudo no papel no semestre passado está vendo as ideias se materializarem em 2010. O primeiro passo foi o novo site no ar. O segundo é a nossa campanha de 2 anos. Neste post coloco os bastidores “na veia” desta campanha com detalhes do processo de criação e produção.
Após várias reuniões a equipe definiu um conceito para trabalhar o aniversário de 2 anos da TV Facopp. Este conceito remetia ao valor do aluno como parte integrante da equipe da TV.
A ideia era mostrar que os alunos estagiários da TV representam os alunos da Facopp. A partir daí o foco foi no processo visual e de redação do título.
Para a solução visual a escolha foi a de alguns estagiários da própria TV estarem segurando uma imagem de um aluno da Facopp remetendo à ideia de que eles o representam. Para o título a busca foi a de não ser óbvio como “2 anos de TV Facopp”. Depois de troca de idéias decidimos transformar o número 2 anos em números de dias, horas, segundos e frames fazendo uma analogia direta ao nosso produto que é exposto em vídeo.
Iniciaram os trabalhos no estúdio com os alunos trabalhando a produção das fotografias.

Após a seção de fotografias a equipe de criação enviou o primeiro cartaz, ainda como uma espécie de rafe.

Algumas adequações foram feitas como a mudança de tipologia, posicionamento do layout e inclusão de parte de um texto que foi feito para um vídeo exibido na semana de comunicação.

Neste momento a campanha começa a sinalizar mudanças. A troca do fundo por algo que remetesse a alguma coisa ligada à TV foi sugerida por um dos alunos da Facopp, quando comecei a questionar aspectos da criação. O fundo neste momento remete basicamente ao novo site que está no ar desde o início de maio.

Quando mostrei a peça ao professor de criação, Xando, no qual eu tenho um profundo respeito quando o assunto é criatividade ele abriu algumas brechas para reflexão. Disse que o cartaz era simples demais e que o importante é mostrar um conceito mais simples e direto, que chamasse a atenção do internauta e consquentemente o convidando a navegar.
Estávamos até então presos a mostrar as pessoas que fazem a TV Facopp. Elas são importantes sim, mas não neste momento, pois em dois anos muito mais pessoas passaram pela emissora. Foi ideia dele a de utilizarmos uma mão clicando em um mouse, mas os dedos sinalizando o número 2. Número que remete ao aniversário da TV Facopp.
Rapidamente foi feito um rafe com uma foto bem precária e apresentado a questão para a reunião geral da semana seguinte.


Obviamente o susto foi grande. Além de mudar toda a direção do que vínhamos trabalhado, a foto não ajudou muito causando uma sensação estranha nos presentes. Fazer o que? Nesta altura do campeonato não havia mais tempo para detalhes. Lembrem-se.. isso é um RAFE, ESBOÇO. A partir dele pudemos ouvir algumas sugestões como a de utilizar uma mão feminina (que não fosse essa peluda akak) e um mouse de Mac (pra tirar essa imagem sexual apresentada de forma subjetiva... ou objetiva para alguns rsrsr).
Importante ressaltar o valor da equipe que soube ouvir e respeitar a decisão de mudarmos a direção do que eles haviam criado. Neste momento a Professora Thaisa sugeriu a utlização das peças antigas para a divulgação do novo site e após algumas discussões o Eduardo Nishizima deu uma sugestão que agradou a todos. A peça que resultou essa sugestão segue abaixo e foi veiculada uma semana antes do novo site ir ao ar nas redes sociais.


Bom, a situação agora era correr para fazer a foto da mão e produzir as peças. Preciso dizer que elas ficaram prontas instantes antes deste post ser escrito, ou seja, aos 45 do segundo tempo ( o que não é muita novidade no mercado de comunicação, sobretudo publicidade).
Abaixo detalhes interessantes da produção. A mão é da nossa amiga Mariana Pitta. Não preciso dizer que fiquei p.. com a cor do esmalte, pois isso era sinônimo de mais trabalho no photoshop, mas o fato era que a foto atrasou e a equipe conseguiu o mouse de última hora e a mão “escolhida” foi da Pitta.


Detalhes do acerto de cores da unha. Para ajudar o esmalte da Pitta era metalizado. Assim o trabalho para deixar com uma unha mais tênue foi redobrado. Olha o detalhe do reflexo artificial na última foto dando uma atenuada nas imperfeições da superfície da unha (vixi.. agora apanho dela rsrs). Outro detalhe interessante é o ajuste fino das sombras na borda da unha. Foram clareadas para suavizar mais e não parecer uma montagem explícita.

Enfim, o cartaz pronto. Nesta versão final o texto do rodapé foi mais curto e acrescentado discretamente a palavra “Anos” ao lado da mão. Detalhe importante também foi o apoio da UP Signs na impressão dos cartazes.

Como o assunto é apoio, conseguimos também a veiculação no Oeste Notícias ¼ de página (quase 30 cm de altura) de um anúncio no dia 12, aniversário oficial da TV.

A partir daí o “barulho” em torno do aniversário será intenso. Para isso movimentaremos as redes sociais e a própria universidade na distribuição dos cartazes, faixas e banners além de uma apresentação especial com vídeo e equipe na semana de comunicação.
É preciso dizer que essas peças circularão até a primeira semana de junho. Neste meio tempo iremos “atacar” as classes explicando o funcionamento do ALUNO PREMIUM e ALUNO CORRESPONDENTE para agosto essas ferramentas estarem a todo vapor. A Mariana está fechando as parecrias e até metade de maio já organizamos isto. Também neste meio tempo as artes e sugestões enviadas pela equipe para o novo videografismo serão finalizadas, encerrando assim de forma brilhante o nosso semestre. Parabéns a todos.
As coisas estão acontecendo. Para quem viveu a experiência de colocar tudo no papel no semestre passado está vendo as ideias se materializarem em 2010. O primeiro passo foi o novo site no ar. O segundo é a nossa campanha de 2 anos. Neste post coloco os bastidores “na veia” desta campanha com detalhes do processo de criação e produção.
Após várias reuniões a equipe definiu um conceito para trabalhar o aniversário de 2 anos da TV Facopp. Este conceito remetia ao valor do aluno como parte integrante da equipe da TV.
A ideia era mostrar que os alunos estagiários da TV representam os alunos da Facopp. A partir daí o foco foi no processo visual e de redação do título.
Para a solução visual a escolha foi a de alguns estagiários da própria TV estarem segurando uma imagem de um aluno da Facopp remetendo à ideia de que eles o representam. Para o título a busca foi a de não ser óbvio como “2 anos de TV Facopp”. Depois de troca de idéias decidimos transformar o número 2 anos em números de dias, horas, segundos e frames fazendo uma analogia direta ao nosso produto que é exposto em vídeo.
Iniciaram os trabalhos no estúdio com os alunos trabalhando a produção das fotografias.

Após a seção de fotografias a equipe de criação enviou o primeiro cartaz, ainda como uma espécie de rafe.

Algumas adequações foram feitas como a mudança de tipologia, posicionamento do layout e inclusão de parte de um texto que foi feito para um vídeo exibido na semana de comunicação.

Neste momento a campanha começa a sinalizar mudanças. A troca do fundo por algo que remetesse a alguma coisa ligada à TV foi sugerida por um dos alunos da Facopp, quando comecei a questionar aspectos da criação. O fundo neste momento remete basicamente ao novo site que está no ar desde o início de maio.

Quando mostrei a peça ao professor de criação, Xando, no qual eu tenho um profundo respeito quando o assunto é criatividade ele abriu algumas brechas para reflexão. Disse que o cartaz era simples demais e que o importante é mostrar um conceito mais simples e direto, que chamasse a atenção do internauta e consquentemente o convidando a navegar.
Estávamos até então presos a mostrar as pessoas que fazem a TV Facopp. Elas são importantes sim, mas não neste momento, pois em dois anos muito mais pessoas passaram pela emissora. Foi ideia dele a de utilizarmos uma mão clicando em um mouse, mas os dedos sinalizando o número 2. Número que remete ao aniversário da TV Facopp.
Rapidamente foi feito um rafe com uma foto bem precária e apresentado a questão para a reunião geral da semana seguinte.


Obviamente o susto foi grande. Além de mudar toda a direção do que vínhamos trabalhado, a foto não ajudou muito causando uma sensação estranha nos presentes. Fazer o que? Nesta altura do campeonato não havia mais tempo para detalhes. Lembrem-se.. isso é um RAFE, ESBOÇO. A partir dele pudemos ouvir algumas sugestões como a de utilizar uma mão feminina (que não fosse essa peluda akak) e um mouse de Mac (pra tirar essa imagem sexual apresentada de forma subjetiva... ou objetiva para alguns rsrsr).
Importante ressaltar o valor da equipe que soube ouvir e respeitar a decisão de mudarmos a direção do que eles haviam criado. Neste momento a Professora Thaisa sugeriu a utlização das peças antigas para a divulgação do novo site e após algumas discussões o Eduardo Nishizima deu uma sugestão que agradou a todos. A peça que resultou essa sugestão segue abaixo e foi veiculada uma semana antes do novo site ir ao ar nas redes sociais.


Bom, a situação agora era correr para fazer a foto da mão e produzir as peças. Preciso dizer que elas ficaram prontas instantes antes deste post ser escrito, ou seja, aos 45 do segundo tempo ( o que não é muita novidade no mercado de comunicação, sobretudo publicidade).
Abaixo detalhes interessantes da produção. A mão é da nossa amiga Mariana Pitta. Não preciso dizer que fiquei p.. com a cor do esmalte, pois isso era sinônimo de mais trabalho no photoshop, mas o fato era que a foto atrasou e a equipe conseguiu o mouse de última hora e a mão “escolhida” foi da Pitta.


Detalhes do acerto de cores da unha. Para ajudar o esmalte da Pitta era metalizado. Assim o trabalho para deixar com uma unha mais tênue foi redobrado. Olha o detalhe do reflexo artificial na última foto dando uma atenuada nas imperfeições da superfície da unha (vixi.. agora apanho dela rsrs). Outro detalhe interessante é o ajuste fino das sombras na borda da unha. Foram clareadas para suavizar mais e não parecer uma montagem explícita.
Enfim, o cartaz pronto. Nesta versão final o texto do rodapé foi mais curto e acrescentado discretamente a palavra “Anos” ao lado da mão. Detalhe importante também foi o apoio da UP Signs na impressão dos cartazes.

Como o assunto é apoio, conseguimos também a veiculação no Oeste Notícias ¼ de página (quase 30 cm de altura) de um anúncio no dia 12, aniversário oficial da TV.

A partir daí o “barulho” em torno do aniversário será intenso. Para isso movimentaremos as redes sociais e a própria universidade na distribuição dos cartazes, faixas e banners além de uma apresentação especial com vídeo e equipe na semana de comunicação.
É preciso dizer que essas peças circularão até a primeira semana de junho. Neste meio tempo iremos “atacar” as classes explicando o funcionamento do ALUNO PREMIUM e ALUNO CORRESPONDENTE para agosto essas ferramentas estarem a todo vapor. A Mariana está fechando as parecrias e até metade de maio já organizamos isto. Também neste meio tempo as artes e sugestões enviadas pela equipe para o novo videografismo serão finalizadas, encerrando assim de forma brilhante o nosso semestre. Parabéns a todos.
Pandur nem preciso dizer que estou mega satisfeita com o resultado! Acho que enfim, conseguimos passar a ideia! Quanto a minha unha... adoro azul, e se não tiver mais trabalho, não tem graça! Parabéns a toda equipe pelo trabalho!
Adorei trabalho final. Ficou incrível. Parabéns equipe de publicidade. Quando a unha da Mari, é muito fashion valeu o trabalho. Hehehe
Nossaa meo, mais esse cara da foto que você postou é lindo demais!
ashausahususaushaushuashuasuasa
Parabéns a toda equipe.
Pois é PItta. Acho que não só vocÊ.. todos nós. É legal vermos algo sendo realizado depois de muito trabalho e construção de ideias. Parabens a todos!!
kkk PUts Alberto,..não queria falar, mas a campanha mudou de rumo justamente por causa dessa foto akakakak
abç
TImão!!!
Felizes são aqueles que sabem esperar não inertes. Esperam acreditam que os frutos de seu trabalho virão.