Ser jornalista

Por Carolina Costa Mancuzo

Oi pessoal, que saudades! Mesmo longe, acompanho o trabalho de vocês dia a dia. E num dia tão especial como este, não podia deixar de fazer uma postagem sobre a nossa profissão.

Muita gente sonha em um dia poder entrar em uma redação e atuar como jornalista. Só que esse sonho, muitas vezes está amparado apenas na notoriedade da profissão. As pessoas confundem a tarefa de exercer uma função tão importante, que tem o papel de informar a população de tudo o que acontece no mundo, com “estar na mídia”. Mas para ser jornalista, além de fazer uma faculdade boa, que te dê princípios éticos, técnicos e científicos da profissão, é preciso ter paixão.

Eu acredito que quem é jornalista de verdade, é desde pequeno... Uma pessoa antenada, atenta a tudo o que acontece em sua volta. Não se é jornalista apenas no período em que se bate o cartão para entrar no trabalho. Jornalista tem o olhar para a notícia o tempo todo. Esteja ele em férias, ou em licença maternidade, como é o meu caso agora.

É engraçado isso. Mas esses dias eu vivi uma situação assim. Imagine que há pouco mais de um mês eu cumpro a função de mãe. Uma grande responsabilidade e um presente sem descrição. Passo boa parte do tempo na minha casa cuidando da minha filha. Saídas, só para o médico ou casa de parentes. Mas, uma manhã dessas, conversando com a minha funcionária e ouvindo uma de suas histórias, veio uma grande história jornalística. Meu olho brilhou e não tive dúvida, liguei a um colega que está trabalhando em uma redação e passei a bola para ele. A matéria está em produção e com certeza vai dar o que falar. Em breve todos vão conhecer esse caso.

Mas sabe o que é mais interessante em tudo isso? É que jornalista de verdade não se prende em vaidades... Coisas do tipo “se não for feita por mim, ninguém faz”. Jornalista de verdade privilegia o fato, valoriza uma informação e se preocupa com sua responsabilidade profissional de transmitir a informação. Isso, mesmo de férias, licença maternidade, fora de uma redação... O que importa antes de tudo é informar e com qualidade.

Feliz Dia do Jornalista a todos os meus colegas que tem orgulho dessa profissão.

Comments

  1. Super verdadeiro o seu texto. Concordo que o jornalismo não tira férias.
    Ah, quero saber que matéria é essa.
    Parabéns, Jornalistas!

     
  2. Fico vendo a Maria aqui ao meu lado e pensando: "Que sorte ela tem. A mãe dela, além de ser super, é também uma apaixonada pelo que faz e será um grande exemplo pra ela". São poucos aqueles que se dedicam tanto a profissão como os jornalistas. Mas ninguém espera reconhecimento. Querem informar. Respeito é bom, mas a nossa missão é mais do receber.
    Parabéns aos jornalistas!

    Mancuzo

     
  3. Feliz Dia do Jornalista, esse grande profissional que mantém a sociedade informada sobre o que é realmente importante.

    Beijos

     
  4. Bom Carol.. sei que você vai entender "o tom" a frase abaixo:
    "jornalista mesmo"

    kkkk
    parabéns viu filha?!
    bjo na Maria

     

Postar um comentário