Memória audiovisual da Facopp

Por Thaisa Bacco

Enfim, finalizei nesta madrugada o projeto de recuperação do arquivo de vídeos da Facopp. São, no total, 520 audiovisuais disponíveis no site da TV Facopp nas seções Videoteca e TCC/PEPP.
Para que eles ficassem à disposição do público, digitalizamos o material, passamos para formato de internet, produzimos texto e foto de identificação do vídeo. Por isso, fomos devagar, cada semestre fazendo um pouco. Após 2 anos, concluímos essa etapa.
E eu não poderia deixar de tornar público o meu agradecimento a todos os alunos (ex)-integrantes da emissora que nos ajudaram nesse processo, seja direta ou indiretamente. Não foram poucos. Vou elencar aqui apenas os que coordenaram as atividades.
O trabalho começou em 2008, quando, ao implantar a emissora, Carolina Rubini, Edislene Vaiandt, Estela Faria e Flávio Veras abasteceram o site com todos os arquivos em vídeo de 2007. Foram no total 64 vídeos.
Depois, a primeira equipe de estagiários da emissora colocou no ar mais 51 vídeos referentes ao ano de 2006, que foram organizados pelas então coordenadoras de arquivo Cristiani Mariano e Soraia Marino e os editores de imagem Matheus Teixeira e Eliane Gushiken. Lembro-me bem que Bárbara Scalon colaborou muito com o processo.
Já no primeiro semestre de 2009, Mariana Zangilorymo, Letícia Oliveira, Elaine Soares, Thaís Gardin e Valquíria Zanetti foram responsáveis em disponibilizar no arquivo virtual mais 51 produtos audiovisuais do ano de 2005.
Não faltou trabalho para as já experientes em arquivo Mariana Zangilorymo, Eliane Gushiken, acompanhadas de Thales Araújo, Alberto Inagaki e Lívia Tadioto no segundo semestre de 2009. Eles superaram o desafio de deixar à disposição do público 93 vídeos de 2004.
E, por fim, no início desse semestre, Iara Valiente, Carlos Hideki, Viviane Monteiro, Alberto Inagaki e Jéssica Ishibashi resgataram 92 produções da Facopp de 2001 a 2003.
Todo esse material foi retirado de fitas VHS que, num momento anterior, haviam sido devidamente catalogadas por diversos alunos que passaram pelo Laboratório de TV.
Entre eles, na época estagiária, Carolina Costa, hoje coordenadora do nosso curso, que também atuou efetivamente para que o projeto não fosse utópico. Valeu pelo incentivo!
Na nossa Videoteca tem muita coisa interessante: trabalhos acadêmicos e defesas de TCCs e PEPPs produzidos por jornalistas e publicitários formados aqui pela Facopp que hoje marcam história no mercado de trabalho. Seria injusta se citasse um nome. Dê uma fuçada lá.
Quando começar a clicar vai ver um pouco da dedicação e empenho do Edivaldo que ajudou muito naqueles materiais mais complicados/danificados. Além de literalmente recuperar o arquivo, ouviu de mim, dezenas de vezes, sobre a importância da memória e do resgate desses materiais que, a bem da verdade, são nossa própria história.
Hoje uma história viva. Graças ao trabalho. Muito, muito, muito trabalho de gente que decidiu viver a serviço da sociedade. E sem esperar nada em troca.
Está pronta a memória audiovisual da Facopp. Divirta-se.

Comments

  1. Ah, que bacana! Vou assistindo aos poucos...
    ...principalmente as 92 produções resgatadas nesse semestre.
    Parabéns pela memória audiovisual da Facopp.

     
  2. Um processo lento, mas que com certeza valeu a pena!
    Parabéns!!!

     
  3. Parabéns pelo trabalho. A memória nos coloca não só em contato com o passado, mas também aponta para as possibilidades de evolução.

    Roberto Mancuzo

     
  4. Realmente, dei uma olhadinha na videoteca e está demais. A história da Facopp foi recuperada.

     
  5. Sou testemunha desse fato histórico. Sei bem como é duro o trabalho de reunir material antigo, dado como perdido e resgatar as memórias que estavam trancadas no baú. Parabéns Thaísa e a toda equipe que realizou este feito.

     

Postar um comentário