Por Renato Pandur
Primeiro semestre de 2010 e pela segunda vez formamos uma equipe de publicidade para integrar a TV Facopp. Equipe formada através de uma seleção que foi divulgada pelos corredores da Facopp. Neste período me deparei com uma situação bem interessante que me fez lembrar grandes escultores. Explico. Alguns alunos entendiam o estágio da TV como uma pedra no meio do caminho. Era comum ouvir frases: -Terá remuneração ($)? Não? Ah então “to fora”. Muitos deles não se inscreveram por já estarem estagiando em outros lugares e as frases que ouvia destes era: -Gostaria muito de participar. Ganho pouco no meu estágio, mas já me ajuda “né”?
Apresento a vocês as duas características mais gritantes dessa nova era: Vantagem e Imediatismo. Para os alunos que abraçaram essa “pedra” no meio do caminho um desafio. O mesmo que Michelangelo enfrentou em 1498 quando recebeu uma encomenda de um Cardeal Francês para fazer em pouco tempo a escultura mais bela e perfeita que poderia existir no planeta. Ele o fez criando uma das obras mais famosas do mundo até hoje: A Pietá, que apresentava características do renascimento, mas com algumas form

É isso o que desejo a todos os estagiários do primeiro semestre de 2010 da TV Facopp. Alguns encararam como apenas uma pedra. Encarem o estágio como uma pedra que pode ser modificada através de suas mãos. Particularmente já em 1 semana tenho percebido o engajamento de vocês no trabalho. A Mariana enviando a pauta da reunião apenas 1h depois da realização da mesma, A Giovana, Suzanne e a própria Mariana já planejando as ações da nossa nova ferramenta interativa do site, o Eduardo que ficou até depois da reunião conhecendo o estúdio, trocando idéias com outro colega estagiário, o João e o Leonardo já participando com idéias boas na reunião, no treinamento de edição , o Everton que espantosamente em 1 semana colocou a TV Facopp pulsando seu coração na malha virtual da internet e o Diego que já está coordenando algumas atividades do departamento. São os primeiros “talhos” nesta pedra que foi apresentada a vocês.
Aos que encararam como uma pedra no caminho, paciência. Aos que resolveram esculpir essa pedra meus cumprimentos . Não será fácil, pois o trabalho exige sacrifícios, suor e muita humildade no aprender. Estágio, como o próprio nome diz é um dos caminhos que se tem para o aprendizado. Muitas vezes as pessoas ignoram esta ponte tentando pular fases preciosas do saber e vão sentir isso lá na frente. Cito até um trecho de um livro que gosto muito, chamado “O Dia do Curinga” de Joestein Gaarden (dica de leitura) “Quando a gente entende que não entende alguma coisa é que a gente está prestes a entender tudo...”
É precisamente nessa visão de mundo que se formam bons e maus profissionais. Muitos deles ansiosos pelo reconhecimento ignoram oportunidades importantes, outros encaram, mesmo com o medo, que é peculiar quando enfrentamos novos desafios. Ainda mais quando somos jovens e com pouca experiência de vida. Mas não se iludam. O medo é apenas uma das adrenalinas do sucesso. Não deixe a inexperiência bloquear idéias novas. Fale, mostre e faça.Quando Pietá foi entregue ao Cardeal Francês, Michelangelo tinha apenas 23 anos de vida.
Nossa, o exemplo foi bem profundo, hein? Gostei muito do texto.
Ah, estou ansiosa pra ver o site reformulado!
E a TV Facopp vai cobrir o jogo do Grêmio Prudente contra aquele timinho da capital? hahaha
É interessante ver como você consegue tirar de um fato histórico, aparentemente sem relação com o que está sendo debatido, uma mensagem que mostre e esclareça o que quer dizer! Pra quem vai partir pra Criação, é um belo exemplo, uma ótima saída. E pra quem está percorrendo o caminho (todos nós, por sinal), fica a dica.. a pedra está no caminho, nós é que decidimos como encará-la! Parabéns, Panda! Adorei!!
Nossa, parabéns, acho que preciso de uma pedra dessas.
Na verdade, todos nós precisamos de pedras. Afinal, se não fossem elas, a vida ficaria bem sem graça... O esforço para retirar essas pedras sempre compensa no final.
Pandur, sinceramente, adorei a comparação da criação de Pietá com nosso estágio na TV Facopp. Obrigada por reconhecer minha dedicação. Todos que pensam q temos pedra... a eles digo temos uma pequena Pietá no nosso caminho. Adoroo!
Nossa Panda.... profundo vc ein!!!! to besta!! rsrs afff como queria ta ai de novo, tem gente que nao é capaz de ver as oportunidades, passam a vida sempre no mesmo lugar, parabens a todos que encararam essa "pedra" e boa sorte!!! nao esquece que sempre que precisarem de alguma coisa to aqui viu?!!! bjuuuuuuu
O pandur quebrou a guitarra agora.... e na cabeça de muita gente, isso ai, mete bala garoto.
Fica ai a dica pra quem tem medo de encarar as oportunidades, mesmo que não sejam exatamente aquilo que querem (e nunca vai ser ok!).
O momento de lapidar a pedra é agora. Eu encarei a minha, e cada vez mais fico satisfeito com minha obra. Afinal seja remunerado ou não, ela é minha e todos podem ver. Saudades, grande abraço!
É isso aí Panda! Filosofia na medida. Fico pensando em quanto a nossa vida seria chata se não encontrássemos desafios tão significativos como a TV Facopp pela frente. A vontade de lutar e fazer algo que realmente valha a pena é motivadora. Quem se desloca recebe!